quinta-feira, 14 de julho de 2011

"Discípulos são feitos, não nascem prontos"


Quando Jesus Cristo entregou voluntariamente a sua vida na cruz, há cerca de dois mil anos, não morreu por uma causa. Ele morreu pelas pessoas, ou melhor, por mim e por você.

Jo 3:16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Durante o seu ministério na terra Ele não apenas Ganhou, mas também Consolidou, Discipulou e por fim, escolheu Doze (12) homens, designando-os apóstolos, para que estivessem com Ele e os enviasse (Enviou) a pregar.

Mc 3:13-19 “Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. 14 Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar 15 e a exercer a autoridade de expelir demônios. 16 Eis os doze que designou: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro; 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer: filhos do trovão; 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o Zelote, 19 e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu”. (Lc 6:12-16).

Jesus os entregou a missão de pregar o evangelho através do mundo, fazendo discípulos. Reproduzindo a visão do discipulado, isto é: Fazendo o mesmo que Ele havia feito com eles. Fazer discípulos é a Visão de Jesus, nenhuma outra estratégia por melhor que seja será mais eficaz, ou poderá substituir o discipulado.

Mt 28:18-20 “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

O apóstolo Paulo entendeu que fazer discípulos é se reproduzir a vida de Cristo que estava nele na vida de pessoas sedentas e fiéis.

II Tm 2:1 “Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. 2 E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros”.

Aquilo que é prioridade para Deus tem que ser prioridade para mim. Jesus ensinou aos seus doze que o reino e a justiça de Deus, devem ter a primazia na vida dos seus discípulos. Aquilo que é valorizado por Deus, precisa ser valorizado por mim.

Mt 6:33 “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

a)- Jesus disse às pessoas que o seguiam para procurarem, buscarem duas coisa, seu reino e sua Justiça. Ele não disse para procurarmos o dinheiro primeiro, ou uma esposa, ou uma dúzia de outras coisas que poderiam facilmente ocupar nossa atenção, mas ao contrário ele disse que se buscarmos em primeiro o seu reino e sua justiça, Ele assumirá a responsabilidade de satisfazer cada necessidade em nossas vidas. Que promessa fantástica, mas por que será que grande parte do povo de Deus não esta desfrutando desta palavra?

Jesus os ensinou que o objetivo da sua vida era cumprir a vontade de Deus Pai, e que este também deveria ser o objetivo da vida de cada um de seus seguidores. Cumprir a vontade de Deus nem sempre será fácil. Como discípulos e lideres precisamos estar prontos a pagar o preço para cumprir a vontade de Deus em nossas vidas.

Mt 6:9 “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”.

Mt 7:21 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”.(Lc 22:39-42; Jo 4:31-34).

Jesus os ensinou que o seu modelo de liderança é bem diferente do mundo. Seu modelo de liderança não é dominadora, mas sim servidora.

Mt 20:20 “Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor. 21 Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda. 22 Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos. 23 Então, lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai. 24 Ora, ouvindo isto os dez, indignaram-se contra os dois irmãos. 25 Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. 26 Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; 27 e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; 28 tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Jo13:3 “Sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus, 4 levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. 5 Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. 6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim? 7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. 8Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. 9 Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça. 10 Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos. 11 Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos.

Uma lição de humildade

12 Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? 13 Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. 14 Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 16Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. 17 Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.

Jesus os ensinou a sua equipe através de sua própria vida a amar as pessoas. O mundo esta carente do amor de Deus. O amor é o maior de todos os dons, o amor cura, cobre multidões de pecados, precisamos mostrar as pessoas o amor que Deus tem por elas, amor revelado na pessoa de Jesus. A Bíblia nos ensina que Deus é amor, e que aquele que não ama não pode ser nascido de Deus, aquele não ama não conhece a Deus.(Carta de 1ª João).

Jo 15:12 “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”.

I Jo 3:16 “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos”. (Jo 3:16).

Jo 13:34 “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”.

No amor de Cristo, Ap. Raimon e Pra. Adriana Ladislau.

Tirado do site igrejaalianca.com

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Interessado em um Reino de Deus sem divisões!